O que vamos falar aqui, a energia das plantas, para uns pode parecer um tema místico, ou religioso ou mesmo fantasioso e rodeado de crendices, mas faço um convite para conectarmos nossos sentidos.

Você já entrou em um local e teve uma sensação ruim? Arrepio ou vontade de ir embora? Por outro lado já frequentou lugares, muitas vezes simples, que não tinha vontade de ir embora? Já conversou com pessoas que tem vontade de reencontrar e com outras que, após alguns minutos de conversa, se sentiu cansado e triste? Então você sabe o que é energia!

Minha avó era de origem nordestina. A casa era muito simples. Tinha um jardim daqueles sem estética que toda avó ou tia idosinha gostava de ter. Muitas flores, roseiras e tudo o que ganhavam tinha sempre um espacinho. Desta casa tenho minhas melhores lembranças. Recheadas de cheiros de plantas, flores e comidas.

Fonte: Arquivo Pessoal

A energia é uma forma de vibração das moléculas. Não podemos ver, mas podemos sentir. Em suma, existem lugares com boa energia, existem pessoas com boa energia e, também, existem plantas com boa energia.

A natureza sempre tem boa energia!

Quando trazemos plantas para o convívio dentro da casa ou ao redor, estamos fazendo uma limpeza de purificação do ar. Essa limpeza acontece na troca do dióxido de carbono pelo oxigênio e muitas vezes limpa gases pesados e tóxicos como,por exemplo, o Xileno, presentes na borracha e tintas. O Lírio da paz (Spatiphyllum wallisii) e o Clorofito (Chlorophytum comosum), por exemplo, são plantas muito pouco exigentes de cuidados e que nos ajudam com esta purificação. Plantas trazem a cor verde, comprovadamente de efeito calmante, que apazigua e nos conduz a um tempo que havia mais verde que concreto em nossas vidas.

Lírio da Paz. Fonte: Mercado Livre
Clorofito. Fonte: Pinterest

Plantas sempre emitem boa energia!

Em primeiro lugar devemos considerar que plantas SEMPRE emitem boa energia! Algumas, tem espinhos ou são bastante tóxicas e precisam ter um local especial para não causarem acidentes.

Em segundo lugar plantas só emite boa energia se estiver feliz, bem adaptada ao seu local, recebendo água, adubação e atenção condizentes à sua espécie. Desta forma não adianta trazer uma planta para casa se não vamos cuidar dela e também não adianta especificar plantas em um projeto de um cliente que viaja muito e não dá valor para a vegetação.

Cuide da boa energia das suas plantas!

Sendo assim, estudar e colher informações sobre a planta que se quer adquirir ajuda muito a evitar erros comuns. Colocar plantas de sol na sombra, de sombra no sol ou mesmo colocar plantas grandes em espaços pequenos é um grande sacrifício para a o Reino Vegetal que nos dá tantas dádivas.

Plantas se alimentam dos minerais da terra e só conseguem fazer esta absorção através da água. Desta forma, deixar de regar os vasos e plantas do jardim é condená-las à fome!

Em conclusão, as plantas podem ser usadas de muitas formas. Podemos aproveitar sua beleza, sua energia, seus chás, xaropes e remédios, comidas, podemos fazer incensos, banhos, escalda pés, sprays.

Vamos incentivar o uso e cuidados conscientes com as plantas.

Paisagista

Fale agora com a Confra