Você sabe o que é Design Biofílico?

O Design Biofilico está associado ao desejo de estarmos conectados à natureza por meio do ambiente construído. Essa aspiração é denominada biofilia, tem origem grega onde Bios significa vida e Philia, amor. Contudo, esse termo foi popularizado pelo biólogo americano Edward Wilson, em 1984.

Em outras palavras, essa necessidade nos faz buscar uma casa com vista para parques além de espaços de trabalho com iluminação e ventilação naturais ou que estejamos em contato com elementos que nos proporcionem sensações similares às que a natureza nos proporciona.

 

Quais são seus benefícios?

  • Menor índice de stress e absenteísmo no ambiente de trabalho;
  • Menores distúrbios no ciclo circadiano;
  • Maior satisfação, sensação de bem-estar;
  • Melhor frequência de batimentos cardíacos, estado mental mais relaxado;
  • Facilita a concentração e atenção, contribuindo para a criatividade e produtividade.

 

Onde o Design Biofílico se encaixa?

A aplicação do Design Biofílico possibilita que os ambientes respondam com mais qualidade às demandas de bem-estar e conforto (acústico, olfativo, visual e psicológico) contribuindo para a qualidade de projetos nas escalas: urbanas, hospitalares, corporativas, comerciais e residenciais.

Enfim, esse é um convite para repensarmos a forma com que projetamos, com que consumimos, trabalhamos, nos relacionamentos e garantimos a qualidade de vida da forma mais sustentável.

Arquiteta e Urbanista

Fale agora com a Confra